agosto 26, 2007

UM MOMENTO DE SACO CHEIO!

 
 
Atualmente sempre buscamos, buscamos melhorar, obter maior bagagem, sermos melhor vistos. Fazemos cursos, participamos de grupos, estudamos, lemos, nos atualizamos. Sabemos e adquirimos mais e mais coisas e conhecimentos. Mas qual a finalidade disso tudo? Ah, para conseguirmos melhores oportunidades de emprego, ou para realizarmos maiores feitos para nós mesmos ou para um grupo de pessoas, ou para sabermos mais. Existe um fim para essa busca excessiva? Para o conhecimento não há fim, nem começo, nem meio. Sempre haverão coisas as quais desconhecemos totalmente. Sempre haverá novidades, descobertas, revoluções as quais jamais chegarão aos nossos ouvidos.
Nos estudos então, nem se fala. Antigamente (é.. não tão antigamente, meus pais já viviam...), quem tinha "diploma" do colegial já é chamado de Doutor praticamente. Hoje, quem tem um diploma de doutorado já está buscando mais um tipo de papel que diz que sabe mais do que outros, já sai em busca de mais e mais papel. Ou como alguns dizem, currículo.
Enfim, onde isso vai nos levar? Ah conseguiremos melhores empregos, maiores remunerações.... é verdade isso? Bom, se é ou não, acho que depende muito da situação e das condições. Eu já acreditei nisso, hoje, analisando algumas ofertas que se tem por aí no mercado de trabalho, o melhor mesmo galerinha, é ser faxineiro, pedreiro, costureiro... Não precisa de muito estudo, não existe grande pressão ou responsabilidades, e ainda se ganha bem! Se consegue viver, pagar contas, comer, dormir em paz. Mas o sonho é ser médico, ah criança, então estuda, enfie a cara nos livros e não saia de lá mais não viu. E muito cuidado para não morrer afogado na piscina, ou coisa pior no dia do trote viu! Ou então, quero ser advogado... vai lá, siga o conselho anterior, mas cuidado para não ser mais e mais deturpado, corroído, injuriado, traumatizado, especialmente quando descobrir que dá mais trabalho do que se imaginava. Ou que não se ganha tanto quanto se esperava.
Há sonhos e há a realidade! Realizar um sonho, que maravilha não? E quando o sonho começa a se tornar um pesadelo, o que devemos fazer? Acordar? E quando o pesadelo é mais agradável do que a realidade? Ou quando ao menos é mais confortável ter pesadelos do que viver o mundo dos despertos? E o que se deve fazer?
Parece um texto pessimista não? Mas, pare um pouco, pense nas suas opções, nos seus sonhos, nas suas condições! Não, não é para parar de fato e ficar pensando por tempo indeterminado, isso são poucos os que de fato tem o luxo de poder fazer. Mas reflita um pouco enquanto segue para o trabalho ou para a escola. O que realmente desejamos? O que realmente podemos conseguir? Quais são nossos limites? Até onde queremos chegar? E por que queremos chegar lá?
Voltando ao assunto das profissões! Salário é bom, é útil, mas não opte por algo por causa do salário, opte por querer ser um bom profissional. Veja se você agüenta ser um bom profissional, se o seu perfil de ser humano se encaixa no perfil profissional. Analise se o que você quer ser, é o melhor para si próprio! Afinal quem gosta de festas diárias, dificilmente se dará bem como advogado ou médico. Por que não optar por profissões mais ligadas a esse ritmo? Quem sabe ser um planejador de festas? Um dono de boate ou discoteca? Ou casar com alguém rico e viver disso? Ah, mas eu amo pessoas, eu amo ensinar! Vou falar, ensinar para 1 pessoa de cada vez, e porque foi pedido para explicar é uma coisa, agora enfrentar 30 pessoas encarceradas numa sala fria, sem atrativos e desejosas de sair e brincar, ou transar ou beber até cair ou simplesmente não estar lá, é outra coisa bem diferente. Não tudo bem, eu quero é ser cientista! Quero descobrir fórmulas milagrosas, ou quem sabe novos animais e plantas. Boa sorte, vai lá, vamos anda, o que está esperando? Você já olhou ao seu redor? Já consegue descrever o que vê? Entende o que vê? Olha para a paisagem e se deslumbra com os detalhes grandes e pequenos? Ou simplesmente fecha a cara e sai andando por estar atrasado? Ou quem sabe com fome? Ou o tempo mudou e ficou frio e isso te deixa nervoso ou chateado... As novas espécies não vão aparecer para você, enquanto você está confortavelmente sentado no sofá da sala, ou no shopping passeando e tomando um sorvete, ou na sala de cinema ao lado do (a) seu (a) companheiro (a).
Tudo na vida tem um lado ruim, TUDO. Para tudo é necessário cautela, um pouco de estudo (algumas vezes esse pouco leva a vida toda para ser adquirido), espírito espontâneo e muita, mas muita vontade de se conseguir.
Hoje eu já perdi a vontade de prosseguir, já vi que a cautela é boa, mas a esquecemos com o tempo, que o estudo na verdade parece não nos levar a lugar algum e que minha espontaneidade já deixou de existir há séculos. Praticamente sou um corpo em movimento, seguindo as massas, ou a correnteza, ou seja lá o que for, apenas estou seguindo. Minha esperança já se foi, afinal, não sairemos vivos da vida, não é mesmo? Mas eu vou seguindo, seguindo a massa, o movimento, até eu não mais agüentar, até eu simplesmente decidir parar e parar, ou até não existir mais força (energia) biológica suficiente para eu continuar, tudo depende do que acontecer primeiro.
Enfim, em suma, na conclusão de tudo, ou no resumo de tudo, o que vale é o que queremos, mas não podemos esquecer que TUDO tem um preço a ser pago, e tem um tempo para pagarmos. E muitas vezes não podemos repassar a dívida ou pedir emprestado a um amigo.

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.